Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Entendendo a Dislexia com o filme: Somos todos diferentes: Como Estrelas na Terra



O trecho acima faz parte do filme Somos todos diferentes: Como Estrelas na Terra, do cineastra indiano Aamir Khan.  Relata a história de um garoto indiano, Ishaan Awasthi, de 9 anos, que já havia repetido o ano escolar por duas vezes consecutivas.

Ishaan apresenta muita dificuldade de aprendizagem e não consegue acompanhar a turma. Por isso, é taxado de burro, preguiçoso, indisciplinado e outros adjetivos impublicáveis. O próprio pai também o julga assim, tanto é que após várias queixas resolve mandar o menino para um internato. Ishaan ficou muito triste com a decisão e o sofrimento aumentava cada vez mais por conta dos pré-julgamentos de seus professores e colegas de turma.

Longe da família, acaba isolando-se ainda mais e perdendo totalmente a vontade de aprender e viver, refugiando-se em um mundo de muita tristeza, dor e falta de vontade de viver.

Quando um novo professor de artes chega para substituir outro, logo percebe que Ishaan passava pelos menos apuros que, um dia, ele próprio já vivenciou. Começa a ajudá-lo a superar os obstáculos e aos poucos o menino foi aprendendo a amar a vida, as letras, a recuperar a dignidade bem como a alegria e vontade de viver.

O filme emociona. Retrata o preconceito, a marginalização de uma sociedade que exige beleza e perfeição intelectual em cima de um "modelo" pré-estabelecido. Quem foge desse "modelo" e não se enquadra no perfil, é "lido" pelos integrantes do "modelo" com os adjetivos descritos acima. Faz-nos refletir sobre nossos atos para que não deixemos que nosso preconceito apague a estrela de uma criança especial.......de qualquer criança que seja................... e nem a rotule de qualquer nome ....................por mais "pomposo" que seja.............................

_____________________________________________
Participe. Comente. Compartilhe.

A informação é o melhor remédio!!!



Um comentário:

Atenção: comentários ofensivos serão deletados. Favor colocar nome e cidade onde mora. Sua opinião, positiva ou negativa, é bem-vinda desde que mantenha a educação e o bom nível.