Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mais e mais Pls.. Falta de direção?




Foto por mohamed hassan PxHerepxhere.com





A Câmara dos Deputados analisa outro Projeto de Lei que diz respeito à Dislexia. O PL 3394/12, de autoria do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), obriga estados e municípios a manter programa nas instituições de educação básica para diagnóstico e tratamento de estudantes com Dislexia.
Conforme a proposta, as escolas deverão ter material didático para aprendizagem de crianças e adolescentes disléxicos. Além disso, os professores da rede de ensino receberão cursos sobre o assunto.

O diagnóstico e o tratamento do transtorno serão feitos, de acordo com o texto, por equipe multidisciplinar, com a participação de educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (fonte: Agência Câmara)


Enquanto isso...............


................na cidade do Rio de Janeiro......... já foi sancionada uma Lei Municipal (5416/2012)  que prevê o tratamento diferenciado para alunos da rede pública municipal, portadores do TDA. A aplicação desta Lei foi tema de debate público no dia 11/09/2012, no plenário da Câmara do Rio.  O objetivo do encontro foi conscientizar pais e professores para importância da identificação dos estudantes portadores  do transtorno.

De acordo com o autor da Lei, vereador Tio Carlos (DEM),  que é portador do transtorno, o maior desafio é o diagnóstico da doença, uma vez que, na maioria dos casos, os pais não sabem reconhecer seus sintomas.  "Algumas  doenças não são resolvidas num simples divã e sim com remédio e tratamento. E se não for curada na infância, isso poderá trazer consequências graves para a vida daquele jovem", informou o parlamentar em reportagem publicada no site da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Presente no debate,  o vereador Reimont (PT) disse ser contra a sanção da Lei e questionou o uso de drogas no tratamento da doença. "Drogas interferem na educação", acrescentou o parlamentar. A mesma opinião foi compartilhada com o representante do Conselho Regional de Psicologia do Estado, Alexandre Ávila, que colocou em dúvida a existência do Transtorno. Segundo ele, não é obrigação dos profissionais da Educação realizar esse tipo de diagnóstico.

....... e........ na cidade de São Paulo.................  houve uma tentativa de aprovar lei semelhante, de autoria do vereador Juscelino Gadelha, o PL 86/06.  Desde 2009, a corrente contrária que defende a não existência destes transtornos, conseguiu mobilização capaz de emperrar a votação do PL até os dias atuais. Desta mobilização surgiu na cidade de São Paulo o I Seminário Internacional: “A Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos” e a criação do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

.................... o martelo da justiça terrena poderá resolver esse impasse de que se consegue ou não aprovar essas leis sobre os transtornos porque  caso a proposta de integrar o termo “Psicofobia” como crime -  para  qualquer tipo de preconceito sobre transtorno ou deficiência mental - ao PL 236/12, da reforma do Código Penal Brasileiro, seja aprovada, as discussões, tão importantes para o avanço de qualquer democracia, poderão ser consideradas crimes........

Pense comigo................se a redação do texto deste PL continuar do jeito que está, entendo que a discussão, o debate, o diálogo, também serão prejudicados  porque poderá ser crime ..........já pensaram sobre isso??????????????? se alguém for colocar em dúvida a existência destes transtornos poderá ir para a cadeia!!

Olha só..... essa redação propõe colocar na mesma categoria de crime de Racismo.. e sabem o que o acontecendo com a obra de Monteiro Lobato? Corre o risco de não poder ser utilizada na escola porque está sendo considerada racista!!!!!!


 ..................Será que voltaremos aos tempos amargos da ditadura???????? Censura???????????? Em pleno III Milênio d.c.................... inacreditável...............


...........a única certeza de que tenho é a de que ao viajar pela estrada torturosa desses transtornos só ando cruzando com placas que apontam para a direção contrária da democracia, placas proibitivas de poder estacionar na vaga da ciência, que poderia, com certeza,  apontar para uma outra direção....

........................... nem esquerda

                                                                nem direita..................................

Mas sim a de apontar para a direção do ......................

bom-senso............. 



para ambas as partes...........  

Participe. Comente. Compartilhe. 
A informação é o melhor remédio !!!

__________________________________________________________________

Para saber mais sobre a lei na cidade do Rio de Janeiro, clique aqui.

Para ler na íntegra a reportagem na Agência de Notícias da Câmara do Rio, clique aqui.


Para saber sobre o Fórum da Medicalização da Educação e da Sociedade, clique aqui.

Para saber mais sobre Psicofobia, clique aqui.


Um comentário:

  1. Olá Vanessa. Muito boa sua matéria. A dislexiã é um fato e não uma suposição.Eu, particularmente sou disléxico. Escrevemos esse projeto e vamos continuar nossa luta para aprová-lo. Acredito que, a sociedade civil junta e organizada é uma ajuda insubstituível. Muito obrigado, conto com você e quem estiver lendo. Grande abraço. Juscelino Gadelha

    ResponderExcluir

Atenção: comentários ofensivos serão deletados. Favor colocar nome e cidade onde mora. Sua opinião, positiva ou negativa, é bem-vinda desde que mantenha a educação e o bom nível.